doação de sangue - salvando vidas

Sabe aquele tipo de coisa que sempre falamos, "ah, quero doar sangue" é uma das frases que sempre repito, e infelizmente só agora tomei vergonha na cara e decidi ir num banco de sangue.
Doar sangue é um gesto de solidariedade, respeito e cidadania
É oferecer ajuda sem interesse próprio, sabendo que pode ser a única esperança de quem precisa. O sangue e seus componentes são fontes únicas, vitais para os seres vivos. Até hoje não se conseguiu fabricar substitutos artificiais eficientes para supri-los nos casos de sua falta. Por isso é tão importante doar.
Recentemente, aqui em Guarulhos foi inaugurado o Hemocentro São Lucas, na verdade fizeram uma outra estrutura, pois já existia o banco de sangue no hospital Carlos Chagas. 
"EXCELÊNCIA EM MEDICINA TRANSFUSIONAL, CRIOBIOLOGIA E TERAPIA CELULAR O Hemocentro São Lucas é uma associação de natureza privada, fundado em 1972 por um grupo de profissionais que buscavam o aprimoramento em Hematologia e Hemoterapia. Hoje, constitui um grande centro de medicina transfusional, atendendo hospitais na Capital e na Grande São Paulo, incluindo Guarulhos, Osasco e ABC. 
 Sob a liderança do Dr. Adelson Alves, o Hemocentro São Lucas realiza a coleta, processamento, testagem, armazenamento, transporte, controle de qualidade e o uso humano de hemocomponentes obtidos do sangue venoso. Através de seu Centro de Transplantes, realiza o transplante de células tronco obtidas da medula óssea, do sangue periférico e do sangue de cordão umbilical. Sempre na vanguarda do conhecimento médico na especialidade de Hematologia e Hemoterapia, o Hemocentro São Lucas conta também com a área de Terapia Celular e estrutura laboratorial completa para a realização do processamento e cultivo de células com fins terapêuticos"
E, pesquisando sobre a doação, encontrei uma entrevista feita com a doutora Maria Angélica Soares, coordenadora do Hemocentro do Hospital de São Paulo da UNIFESP, pelo renomado Dráuzio Varela. Clique aqui para conferir a entrevista.
Então gente, não custa nada.
São algumas horas do seu dia, e uma quantidade de sangue que não lhe fará falta mas que pode - de verdade - salvar vidas. 
"Ninguém está livre de precisar de uma transfusão de sangue. Ninguém está livre de sofrer um acidente, de passar por uma cirurgia ou por um procedimento médico em que a transfusão seja absolutamente indispensável. 
*Número de doações de sangue cai mais de 20% em todo o país 
 Como não existe sangue sintético produzido em laboratórios, quem precisa de transfusão tem de contar com a boa vontade de doadores, uma vez que nada substitui o sangue verdadeiro retirado das veias de outro ser humano. Todos sabemos que é importante doar sangue. 
Mas, quando chega a nossa vez, sempre encontramos uma desculpa – Hoje está frio ou não estou disposto; nesses últimos dias tenho trabalhado muito e ando cansado; será que esse sangue não me vai fazer falta…– e vamos adiando a doação que poderia salvar a vida de uma pessoa. Sempre é bom repetir que o sangue doado não faz a menor falta para o doador. Consequentemente, nada justifica que as pessoas deixem de doá-lo. 
O processo é simples, rápido e seguro"
Se estiver com um tempinho de sobra, entenda o processo:
Bora doar minha geeeente !

Comentários

Natty Oliveira disse…
Vc não vai acreditar, hj vim trabalhar e no caminho pensando em chamar as amigas bloggers pra gente ir doar sangue!!!


Bora fazer a campanha rock lulu♥ (eu amo te chamar de rock lulu hahaha Pode continuar?)