Ecobags, por quê ?

"Produzidas a partir do petróleo, que resultam em emissões e impactos na flora e na fauna, as sacolas plásticas poluem as águas, matam os animais que as ingerem, dificultam a drenagem das águas da chuva, entopem os bueiros, causam problemas nos aterros, como a impermeabilização dos solos e o revestimento de material orgânico que, na ausência de oxigênio, em vez de biodegradar, apodrece gerando metano. E mais: demoram cerca de 300 anos para se decompor
No Brasil, além de São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, João Pessoa e Palmas já aprovaram leis que proíbem a distribuição gratuita de sacolas plásticas nos supermercados. Essas medidas são importantes porque, segundo o Ministério do Meio Ambiente, o Brasil consome 33 milhões de sacolas por dia e 12 bilhões por ano, sendo aproximadamente 800 ao ano por cada brasileiro.Estima-se ainda que cerca de 10% de todo lixo produzido no Brasil é composto por essas sacolas" 
-Revista CYAN
Filme da National Geographic de apoio a campanha de banimento de sacos plásticos não degradáveis na Índia. Mágico tenta fazer desaparecer sacola plástica
Quando saiu nos jornais e em todas as redes que a sacola plástica seria banida dos supermercados, muitas pessoas aderiram a nova prática - ainda não era uma "lei" propriamente dita - sem entender a real causa de tudo. Sabiam que demorava para desaparecer do ambiente e pronto. Sem contar aqueles que ficaram revoltados com isso, alegando que "a culpa da situação ambiental não é nossa porque usamos sacolinhas plásticas", e outros até ficaram preocupados com o fato de que não teriam onde jogar o lixo.
O problema não micro, não é o "uso da sacola".
O problema é a conscientização das pessoas sobre os impactos que simples ações podem ter inclusive no desenvolvimento de espécies.
E não fique preocupado com coisas mínimas, como "como vou fazer as compras no supermercado :o". Agora que foi proibido por lei as tais sacolas plásticas, várias sacolas "reutilizáveis estão sendo criadas, tem de amido, tem de PET, tem os carrinhos, caixas de papelão, e outras diveeeeersas opções !
Encontrei esse canal no youtube onde ensinam várias coisas legais, vale a pena conferir. E entre os vídeos, encontrei um no qual ensina-se a fazer os "saquinhos" de lixo com o jornal, para aqueles desesperados com o fim das sacolinhas do mercado.
Além de que... Várias das chamadas ecobags estão sendo vendidas por ai, e dá para montar diversos looks bem interessantes !
Já fiz a cabeça do pessoal aqui em casa, mas como ninguém é perfeito, meu pai ainda esquece e pega no mercado uma ou duas sacolas. Mamãe já aderiu. E mesmo sabendo que quase ninguém liga para essas pequenas ações, sei que estou fazendo minha parte, e cabe a cada um fazer a sua também !

Comentários

é né.. mas agora as sacolinhas voltaram.... e falando sério: eu prefiro as sacolinhas! Nas ecobags ficavam as coisas amassadas e abarrotadas lá dentro. Tem coisa melhor para se pensar do que abolir as sacolinhas, como construir mais hidreletricas por exemplo..hehehe
beijos
dani oliva #BSP