Meu cabelo: cuidados, dicas, rotina (low poo)

E então, estamos aqui reunidos para falar de uma das coisas que as pessoas mais me perguntam e que eu me senti a vontade pra falar, uma vez que a internet me ajudou muito nesse processo, e espero que a minha experiência ajude também a galerinha que quer cuidar dos cabelos sem gastar milhões, ou se libertar de químicas etc. Meu cabelo, meus cachos e o que eu faço. 
(Ah, nesse post eu coloquei algumas fotos aleatórias minhas, pra mostrar como meu cabelo têm ficado ultimamente).
Eu comecei a fazer o que é chamado de LOW POO há mais ou menos um ano, depois de ler bastante coisa sobre isso aqui nessa telinha digital, ver vídeos e pesquisar em diferentes lugares, com infos de especialistas, experiência das pessoas e prós/contras.

Acontece que assim como qualquer outro processo, o Low Poo e o No Poo precisam "funcionar" de acordo com o seu cabelo, como ele se comporta, como ele se adapta a essa técnica, que nada mais é do que você eliminar a substância SULFATO do seu cabelo.
Mas, não é tão simples, existe uma regra, uma ordem dos fatos, você precisa preparar o seu cabelo pra isso.

EU comecei passando um shampoo anti resíduos (daqueles transparentes), pra eliminar tudo o que tinha no cabelo. E só então que comecei a rotina.
Eu tentei fazer o No Poo, onde você elimina completamente o shampoo da sua rotina capilar, usando condicionadores apropriados para o que chamam de Co-Wash. Mas eu não me adaptei, continuei sentindo meu cabelo sujo, oleoso, os cremes de pentear e finalizadores não tinham um efeito legal, e aí tentei com o shampoo sem sulfato e foi funcionando.

O que as pessoas não entendem é que demora pro seu cabelo ficar "bonito", ou seja, na sua melhor forma. E é só imaginar seu cabelo recebendo uma tonelada de substâncias diferentes e loucas a vida toda, e do nada, você começa a fazer a coisa certa pra ele.

Acontece que eu fui vendo nas pesquisas e vídeos que, por mais que os rótulos das embalagens e processos feitos no salão garantam hidratação, sedosidade etc, não adianta nada se você não lê os componentes dos produtos que usa. Funciona basicamente assim: Você usa um super creme hidratante, e depois vai lá e usa um shampoo anti resíduo, que tira tudo isso e mais um monte de coisa que não devia, e então passa cremes de pentear com silicones, parabenos, parafinas e por aí vai.

Lógico que não é fácil, no começo eu não tinha muito tempo de me dedicar ao meu cabelo, de ficar lendo os componentes dos produtos no meio do mercado, muito menos de assistir todos os vídeos sobre o assunto.

Mas se você está REALMENTE disposto a cuidar do seu cabelo, precisa de um tempo pra ele sim.
No começo eu decorei alguns componentes, de tanto ler por aqui, mas então alguns sites disponibilizaram listas pequenas e objetivas pra deixar na bolsa, assim, poderia conferir sempre que fosse comprar.

E se você quer começar e fazer direitinho, saiba que não é só o shampoo. Existem todos os produtos que precisam ser LIBERADOS para a técnica, isso inclui shampoo, condicionador, cremes hidratantes, máscaras de nutrição e reconstrução, protetores térmicos, óleos vegetais, sprays, géis finalizadores, cremes de pentear, ampolas, e por aí vai.
Mas gente, assim como qualquer coisa, na dúvida sempre procura no google. Ficou na dúvida? Tem grupos nos facebook, aplicativos, milhões de blogueirxs que falam sobre isso que indicam os componentes e produtos eficientes.

Mas não vai ficar um viciado, reprodutor de discursos, porque do mesmo jeito que tem gente apoiando a técnica, tem os que não se adaptaram que não aconselham. Mas como eu disse, você precisa primeiro tentar fazer, ver como O SEU CABELO reage. O que é o caso do cronograma capilar, que na época que ele começou a pipocar na internet muita gente falava horrores sobre o assunto, dizendo que não existe, que não faz bem e piriri pororó.
Na verdade o cronograma é uma organização que algumas pessoas têm para com os processos que faz no cabelo em relação a HIDRATAÇÃO, NUTRIÇÃO e RECONSTRUÇÃO. Cada uma é uma coisa, cada uma serve para uma coisa, e cada uma tem seus produtos específicos.

E ao contrário do que pensam por aí, você não precisa gastar milhões de reais para cuidar do seu cabelo você mesmo.
Eu por exemplo já fiz de tudo, receitas caseiras, misturinhas, as vezes não hidrato por um tempo, somente quando sinto necessidade, e o mesmo vale para os outros processos. Tem que ser uma coisa que você esteja disposto, e eu sinceramente fiquei muito satisfeita quando comecei a perceber como meu cabelo parou de cair, cresceu, ficou brilhante, pesado, sem quebrar, sem frizz, com volume, cachos definidos e principalmente, UM PUTA CABELO SAUDÁVEL.

Outra coisa que as pessoas confundem muito é que esses tipos de cuidados são só pra quem tem cabelo ondulado, cacheado, crespo... Mas tem muita coisa que vai dar vida à qualquer tipo de cabelo, seja ele como for.
Mas acredito que tudo isso sirva pra substituir químicas que MATAM o cabelo, como progressivas, uso de chapinhas e alisantes. Por isso tem muitas meninas com um super cabelão escondido debaixo de muita química, de anos e anos, que têm adotado e amado o resultado. Quer uma dica ? Digita a hashtag #transiçãocapilar no instagram e dá só uma olhada na quantidade de gente que abandonou técnicas invasivas e HORRIPILANTES para a saúde do cabelo e apesar de ser difícil, as pessoas apoiam, as marcas criaram produtos específicos para quem está nessa fase de transição etc.

Comigo já foi um pouco diferente. Eu nunca tive química no cabelo, nem tintura nem progressiva, mas passava chapinha as vezes, já tive mechas e luzes nas pontas, mas nada que tenha "estragado" drasticamente meu cabelo. A chapinha sempre danificou meus fios, e até hoje passo na minha franja, mas já sei que não deveria, mas existem alguns truques como o uso de protetores térmicos, que servem pra proteger os fios do calor (chapinha e secador). Mas, depois que comecei a técnica, nunca mais fiz chapinha justamente por meu cabelo ter ficado muito mais lindo, brilhoso e volumoso, dando vida e forma pros cachos. Com tudo isso, quem precisa alisar, né não ?

Além disso, o fato de eu querer alisar o cabelo, desde que era nova, ia muito por conta de padrões, aquele famoso papo de que cabelo enrolado não é bonito ou não agradava os meninos. Graças a Deus eu mudei de pensamento, e muitas pessoas têm mudado também. E o fato do seu cabelo não "ter jeito" é por conta da indústria dos cosméticos que taca um monte de coisa errada nos produtos, que vão estragando nossas madeixas ao longo dos anos.

Bom, vamos a alguns pontos que acho que valem pra todo mundo, independente do tipo de cabelo.

❤ Parar de secar o cabelo com a toalha de banho. As felpas da toalha são responsáveis por embaraçar os fios, principalmente se você esfregar o cabelo pra secar. Mores, NÃO ESFREGUEM O CABELO DE VOCÊS. Isso quebra e enfraquece os fios. O ideal é usar uma camiseta de malha pra secar, e você precisa tirar o máximo possível do excesso de água amassando as pontas, sem torcer o cabelo, sem prender, sem tratar ele igual qualquer coisa. Seu cabelinho é seu amiguinho.

❤ Troquei a fronha do travesseiro por uma de cetim, porque quando você dorme, as fronhas de tecidos secos tendem a deixar nós no cabelo. Com o cetim seu cabelo "escorrega" durante a noite.

❤ Desde de que comecei, NUNCA MAIS ESCOVEI O CABELO. Eu passo somente o pente, quando ele está molhado ainda, com um pente de madeira com dentes largos, que é ideal pra desembaraçar sem quebrar o cabelo. Já parou pra pensar que esse monte de cabelo que fica na sua escova é cabelo que saiu de tanto que você escovou seu cabelo sem cuidado ?



❤ Parei de ficar passando a mão, prendendo com força, usando elásticos no cabelo, além daquele nosso hábito de puxar os prendedores, puxar o cabelo de qualquer jeito durante o dia. Dormir com ele preso ou molhado então, NUNCA. Eu uso aquelas "molinhas", porque os espaços vazios da mola permite que o cabelo não fique marcado ou enroscado. Mas aqueles prendedores mais fininhos, feitos de meia também estão valendo.

❤ Quando eu não vou lavar o cabelo, eu coloco uma touquinha de banho, pra evitar que vapor deixe os fios com frizz, mas acho que vale a pesquisa mais aprofundada, porque não sei se isso vale pra todos os cabelos ou se realmente é verdade.

❤ Água quente direto no couro cabeludo: NUNCA.

Bom, e a rotina é mais ou menos assim:

Depois de um tempo fazendo essa técnica, percebi que meu cabelo não pedia que fosse lavado todos os dias, então eu basicamente lavo a cada dois dias, quando necessário. Isso não é porquisse, tá ? Como eu tenho a franjinha, ela fica com aparência de suja muito rápido, porque o cabelo mesmo não pede que seja lavado, então quando ela (franja) começa a ficar oleosa, é porque preciso lavar.

Uma coisa que eu percebi aos poucos foi que você sempre fazer extamente a mesma coisa, usar os mesmos produtos sempre que lavar o cabelo, "vicia" os fios, então precisa existir uma mistura de processos. Por exemplo, shampoo+condicionador e secar sozinho numa dia, e no próximo: shampoo+hidratação+condicionador+creme de pentear e secar com difusor. No caso dos cachos, eu tenho dois cremes de pentear diferentes e um gel finalizador, às vezes passo creme+gel, ou só o creme, ou creme+óleo vegetal nas pontas, nunca repetindo o que fiz antes. No meu caso, eu sinto que meu cabelo não fica com um resultado legal.

Eu já usei muitos produtos durante esse tempo da técnica low poo, e sempre recorro à internet pra tirar minhas dúvidas. Muitas YouTubers se dedicam à somente resenhar produtos, e ajuda muito. Mas claro que tem suas margens de erro, principalmente porque o seu cabelo sempre vai der diferente do de outras pessoas.
No meu caso, eu gosto muito dos produtos da Salon Line, da linha To de Cacho, mas pra shampoo prefiro outras, como os liberados da Phytoervas, da Inoar e o shampoo Bomba Liberado. Os cremes Yamasterol já me salvaram várias vezes, por conta do preço que é super em conta, e por exemplo, quando viajei para a praia. Ele foi ótimo pra manter os cachos, sem frizzar e sofrer os efeitos da água do mar, do cloro, sol, etc.
No caso dos "tratamentos", eu gosto dos óleos naturais pra umectação, as máscaras da Salon Line To de Cacho, mas já usei alguns liberados da Seda, da Kanechon e por aí vai.
Na hora de escolher os produtos, os vídeos de resenha me ajudam muito e o grupo Rotina Saudável no Facebook pra tirar dúvidas sobre os produtos. Eles tem uma pasta com diversos produtos liberados, segmentados pela função, inclusive tinturas, tonalizantes e outras coisas.

Tem muitos produtos que tenho vontade comprar e testar, mas fui percebendo que muita gente que começou a técnica, exagerou no consumo desses produtos, mais preocupados em mostrar que tinha muita coisa do que com o que realmente era importante. Então eu só compro aquilo que acabou, ou que não tenho, afinal um pote de creme demora muito pra acabar, por mais que você use bastante, então basicamente o shampoo é o que acaba mais rápido, e consequentemente o que eu mais compro.

Algumas meninas que eu acompanho são a Stephany Borges e a Sarah Oliveira. Me identifico com os vídeos, acho eles rápidos, informativos e sempre tem dicas rápidas no instagram que ajudam quando seu cabelo tá precisando de um up. Sei que algumas são embaixadoras de marcas etc, mas eu prefiro me atentar ao conteúdo que elas colocam e como me ajudam, do que ficar dando uma de hater nos comentários.

Outra coisa que pode ajudar muito é o fato de algumas lojas online de produtos setorizam os produtos low poo, como o Meu Cabelo Natural.

No meu caso, quando usei o shampoo bomba, meu cabelo realmente cresceu, mas foi ficando sem forma, então tive que cortar. E na verdade, é uma realidade pra maioria das pessoas. Eu sei que dói, mas cortar as pontas é fundamental pro cabelo, e pra mim, sempre sinto muita diferença em qualquer corte-zinho, porque os cachos aparentam deixar o cabelo mais curto. Mas, nas mãos de um bom cabeleireiro, seus cachos podem aparecer mais ainda (no caso de cortes em camadas, repicados, etc), por conta do volume que se cria. Quem corta o meu é a Larissa, do Studio Emunah aqui de Guarulhos ❤ Mas acompanho muitas cacheadas por aí, e tem muita gente fera nessa área !

Os produtos que estou usando agora são esses:

 Finalizadores:
Gelatina (tampa verde) para "segurar" os cachos, depois de passar o creme de pentear;
Cremes de definição de cachos (Crespo Divino e Crespíssimo Poderoso);
Óleo de Umectação (tem vários dessa linha, mas esse da foto é o mix de óleos);

- Os cremes tem praticamente o mesmo efeito, e eu tenho dois porque, como falei antes, gosto de alternar o uso. Eles são específicos para cada tipo de cabelo (tem mais um dessa linha), mas não faz muito diferença no meu cabelo, fora que tem outros cremes de pentear de definição de cacho da Salon Line, eu gosto desses porque são bem "molinhos" e cheirosos.
Já essa gelatina, - eu também uso o Gel Creme (embalagem azul e amarela) -, funciona pra segurar os cachos por mais tempo, inclusive nos dias seguintes. 
O óleo eu uso pra várias coisas hahahaha pra finalizar, pra misturar na hidratação, pra umectar, pra tudo - 

Shampoo e Condicionador
Shampoo e Condicionador Divine Curls da INOAR;
Creme multifuncional Yamasterol (condicionador);

- O shampoo é o que tenho mais dificuldade de encontrar nas lojas, porque eles são específicos. Pela internet é mais fácil. É a primeira vez que estou usando esse da INOAR, mas já usei outros da marca e de outras que já falei aí em cima !
Os cremes da Yamasterol já usei o amarelinho (o melhor de todos), mas esse azul e o rosa de queratina também são ótimos. Uso como condicionador e, às vezes, como co-wash. O amarelo foi ótimo enquanto estava na praia - 


 Tratamento, máscaras
Amigo de Milho - Mistura pra hidratação Salon Line;
Desmaia Crespíssimo - máscara de hidratação Salon Line;
Mix de óleos Salon Line;

Esse Amigo de Milho salvou muita cacheada por aí. Ele foi uma "criação" da Salon Line pra facilitar a vida de quem gostava do efeito da hidratação com amido de milho (Maizena), que, inclusive, eu já fiz também. É vendido em uma caixinha com três sachês iguais a essa da foto, que tem um creme que precisa ser misturado numa máscara de hidratação (qualquer uma).
Eu já usei várias máscaras também, e é fácil de encontrar as liberadas nas lojas. E óleo sempre potencializa hidratações e nutrições.

A última dica de todas é a principal: cuidem do seu cabelo, se preocupem com ele, eu sempre fui dessas que não cuidava, deixava natural, comprava qualquer produto pra passar nele, passava chapinha adoidado sem prestar atenção nos danos à longo prazo. E assim como temos que fazer com roupa, comida e tudo o que consumimos, com os cosméticos é o mesmo esquema. Quanto mais a gente souber da origem do que usamos, mais conscientes seremos. Como o caso da Salon Line, que não faz testes em animais, assim como outras marcas que a gente nem sabe, mas tem tuuuuuudo aqui nessa internet. Usem-na à seu favor !
Beijos, 

Ah, como é muita coisa pra falar, se tiverem alguma dúvida, estou aqui hein ! No facebook, instagram, comentários e tudo mais.

Comentários

.lívia. disse…
seu cabelo é lindo demais Lu! seus cachos estao maravilhosos, adorei saber tudo direitinho dos seus cuidados

www.tofucolorido.com.br
www.facebook.com/blogtofucolorido