Quem é ...


Pierre Cardin ?

Estilista que diz ser o desenho a sua droga, fará uma "semana" aqui em São Paulo, mais exatamente no Shopping Iguatemi 9° andar (29/04 à 28/05), com mostra de roupas, croquis e fotografias, sem contar a presença de Cardin do dia 24 à 29 de abril.
No dia 26 ele acompanhará o desfile da marca na sala de exposições, também no shopping. E no dia 29 fará uma palestra aos estudantes de moda do Senac (chato não ?)

Nomeada "Pierre Cardin - Criando Moda Revolucionando Costumes" sua exposição acontecerá com intuito de passar conhecimento às pessoas que nem sequer ouviram esse nome, alguém que é colocado no mesmo patamar de Pelé no futebol, porém, no universo fashion.


Antes, Cardin era chefe de ateliê de Christian Dior, mas, em 1950 fundou sua própria marca, vestindo renomados nomes como Jackie Kennedy Onassis, Jeanne Moreau e os Beatles.
Adepto ao futurismo, Cardin sempre mostra uma certa revolução na alta costura de suas coleções. Divindo assim, um altar com Chanel, Dior, Balenciaga e Saint Laurent.
Porém, suas criações não estão somente no universo da roupas, mas também em jóias, relógios, e até cinemas, teatros, hotéis... Como ele mesmo diz "Não vim ao mundo para fazer um grife, e sim para deixar uma marca"

A revista Serafina entrevistou o estilista e colheu as seguintes informações:

- Pierre Cardin esteve no Brasil pela primeira vez a 50 anos, quando cortou a fita da inauguração da Fenit (Feira Internacional da Indústria Têxtil) ao lado de Juselino Kubitschek. Lembra-se que São Paulo estava no princípio de um desenvolvimento
- Em 1972 fez filamgens para o filme "Jeanne la Française" em Maceió. Foi quando viajou para Fortaleza, Bahia, Manaus e conheceu a região sul.
- Diz de sua moda é como sua arquitetura, com seu futurismo e vanguardismo.
- Pierre foi o primeiro a criar moda para uma loja de departamentos. Cansado de vestir somente pessoas ricas, quis invadir as ruas, ousar, conhecer os jovens. Porém, na época, tudo era muito clássica, e foi um choque para a sociedade, diferente de hoje.
- Estlista acredita que as criações remetem muito ao que já foi criado, ao retrô, e não se preocupam com inovações, em criar algo que nunca existiu.


Bom, agora que vocês já conhecem um pouco de um dos filhos de Dior, tem uma notinha na revista, escrita pela diva Constanza Pascollato que merece ser escrita aqui:

"O Astronauta da moda

Os anos 60 foram os únicos, na história recente da moda, em que se olhou para o futuro. O homem estava muto fascinado pela tecnologia, era o começo dos projetos especaiais. O homem chegou a Lua, aconteciam coisas que só conhecíamos pelos quadrinhos. Tudo isso causou um deslumbramento que influenciou a moda e o design.
Pierre Cardin, junto com Courréges, foi o grande revolucionário dessa moda futurista. Aparecia uma alta costura com cara de astronauta, como uma zeigeist no tempo certo. Só que Cardin foi além da estética e iniciou aquilo que agente conhece como "prét-à-porter", a moda sendo difundida mais democraticamente. Entre comprar um Courrege que tinha preço de alta costura, você comprava um Cardin por um terço do preço, que apesar das linhas futuristas, era menos estilizável, mais usável.
(...)
Pierre Cardin é uma pessoa impotantíssima no mundo da moda, olhou para frente na questão estética, nunca abandonou a qualidade e foi o grande difusor da moda."

(lançou a cintura alta de vespa)




(Vestiu os Beatles)




(bodies em jersey - coleção de alta costura de 1968)




(sempre abusando de cores fortes, redesenhava a silhueta feminina)



(usando óculos "Hublots" e os colares de vinil, as mulheres vão a Lua - 1970)




(para não pegar chuva em marte hahaha - 1969)



(Lady Gaga já apareceu com o Mola por ai ... - 2009/2009)




( sua última inovação foi o desfile em pleno deserto de Gobi, na China, em 2007)



Quem quer ir nessa exposição em ganhar um abraço fofo de Pierre ? EEEEEEEEU


Fonte: Revista Serafina - Folha de São Paulo, abril de 2011

Comentários