#TrendAlert Petite Jolie: POP ART

Bora pro segundo desafio do concurso da Glamour + Petite Jolie "We Love Fashion Blogs" ?
Tínhamos que escolher uma das #trendalert que a Petite Jolie indicou para essa temporada de primavera/verão 2014, e eu escolhi a mais linda de todas (hehe): POP ART.

"Após a Segunda Guerra Mundial, o expressionismo e toda sua subjetividade dominava o mundo artístico, havendo claramente, naquela época, uma divisão entre a “arte elevada” e a “arte vulgar”. O pop art surgiu como resultado da insatisfação de certos artistas com essa situação de separação entre a arte e as massas.
De fato, a pop art surgiu em meados dos anos 50 na Inglaterra, onde um grupo de artistas, intitulado Independent Group, começou a dar os primeiros passos e a apresentar as bases da nova forma de expressão artística. No entanto, foi na Nova York dos anos 60 que o movimento artístico demonstrou todo seu potencial, chamando a atenção do mundo inteiro.
Como uma crítica ao consumismo e à sociedade do consumo, os artistas da pop art passaram a usar signos estéticos massificados da publicidade e do consumo como forma de arte. Para isso, utilizavam as principais satisfações visuais das pessoas, como comerciais de TV, campanhas publicitárias, histórias em quadrinhos, etc., para aproximar justamente a arte e a vida comum. Entre os materiais artísticos usados, podemos citar a tinta acrílica, o poliéster, o látex, etc.
Os principais artistas da pop art foram Robert Rauschenberg (1925), famoso pelas pinturas com garrafas de Coca-Cola, embalagens de produtos industrializados e pássaros empalhados; Roy Lichtenstein (1923-1997), com suas obras baseadas nas histórias em quadrinhos e anúncios publicitários; e Andy Warhol (1927-1987), com suas séries de retratos de ídolos da música popular e do cinema, como Elvis Presley e Marilyn Monroe" ( via Mundo Educação).
Na moda, o pop art invadiu as estampas de camisetas, camisas, vestidos, jaquetas, moletons e variadas peças, em forma de graphics, quadrinhos e principalmente as famosas onomatopeias das HQ.
Segundo o dicionário, Onomatopeia (sem acento) significa imitar um som com um fonema ou palavra. Ruídos, gritos, canto de animais, sons da natureza, barulho de máquinas, o timbre da voz humana fazem parte do universo das onomatopeias. As onomatopeias, em geral, são de entendimento universal" (Via Portal da Educação)
As onomatopeias são usadas, principalmente, nas histórias em quadrinhos por uma questão de expressão e dinamismo das histórias contadas e cenas representadas. Por ser uma mistura de texto e imagem, as HQ precisam de uma forma de representação de movimentos e sons, e faz-se por meio dessas onomatopeias. Ka-pow, pow, aaaarhg, bang-bang, kreck, din-don... e por ai vai !
(Minhas revistinhas ♥♥)
 ♥
E como tudo isso aparece na moda ?
Lembram do moletom que eu fiz ? Olha ele ai, com um Pow!
E o que a Petite Jolie fez ? Sapatilhas e cases de celular com Bang Bang ♥♥♥♥
Muito amor !
 ♥
Obra exposta na 30 x bienal - Lembram do post ?
Tudo esclarecido ? Todo mundo entendeu ? Hahahaa
Quis fazer um post explicadinho, porque tinham muitas pessoas que confundiam os conceitos...
Que tal aderir à essa moda, que é bem divertida, colorida e a cara do verão ?
Beijos, ♥
Ah, quem quiser me ajudar com votos na minha página no We Love Fashion Blogs, é só clicar aqui. O primeiro desafio já foi, e fui selecionada (ieeeeeeeeeeei /o).

Comentários

Unknown disse…
O seu post ficou muito bom! Também estou participando deste concurso e espero que além de ótimas experiências ele traga também boas amizades. Passei aqui só para desejar o meu boa sorte!
bjs: http://www.uaiquecharme.com