Companhias perfeitas: alpargatas

(Via Lançamentos) As alpargatas são peças já bem conhecidas e difundidas no universo campeiro e gauchesco, sendo usadas tanto por mulheres quanto por homens, mas, em especial, por estes últimos, acompanhadas por bombachas, ideais para os momentos de descanso, lazer e para dias mais quentes, já que são leves e bastante maleáveis e confortáveis. Aproveitando que as coleções de calçados femininos para o verão 2014 estão repletas de releituras com apelo de moda das alpargatas tradicionais, encontramos aí a oportunidade de apresentar uma bela seleção de modelos deste estilo. Certamente elas serão ótimas companhias para as mulheres curtirem as altas temperaturas que estão por vir.
Confira a seguir os modelos de grifes nacionais, um pouco da história das alpargatas e algumas dicas de uso para este tipo de calçado.

"As alpargatas ou alpercatas são definidas como calçados de lona com solas trançadas, de juta ou cânhamo, originários dos países mediterrâneos, onde eram usados por pescadores. Acredita- se que o sapato tenha surgido no século 14, nos Pirineus. Considerado confortável e leve, o modelo adapta-se ao formato dos pés sem apertar e absorve a transpiração. Ou seja, é próprio para ser usado no verão. Atualmente, a modelagem da alpercata feminina ganhou variações que incluem até salto anabela, e sua sola é frequentemente coberta por uma fina camada de borracha, que a protege da umidade e do desgaste".
Há também versões do calçado que não trazem mais a parte em material tramado, somente solado emborrachado. Modelos com fitas para a amarrar e/ou com solado anabelado também são conhecidas pelo nome de espadrille, que nada mais é que alpargata em francês. Esse termo, inclusive, foi abrasileirado, por isso é bem comum vê-las sendo chamadas de espadrilhas (!!!). Já há algumas estações essa modelagem tem ganhado espaço dentro do universo fashion. Em versões flats ou com solados levemente altos, a maioria das peças voltadas para o público feminino aposta no apelo artesanal e em cartela de cores e materiais antenada com as tendências de cada temporada, fazendo sucesso, principalmente, nas coleções de primavera-verão. O calçado já caiu nas graças, inclusive, da grife Chanel e diversas celebridades já foram flagradas usando peças deste tipo. De um sapato de pescadores a item fashionista, assim pode ser resumida a trajetória das alpargatas.
As modelagens de alpargatas para o verão 2014 vêm cheias de bossa e muito estilo. Mesclando e se apropriando de tendências com as mais diversas referências, os modelos prometem agradar diversos tipos de consumidoras. Há desde as modelagens mais clássicas, com solado cordado, até as versões com leve plataforma. Perfeitas para compor os looks de dias quentes, elas vão bem para os momentos de lazer e também para o trabalho. O segredo está em saber combiná-las de maneira harmônica e adequada. Para o descanso, podem compor combinações despojadas, compostas por um vestido leve, ou ainda uma produção com regatinha e short.
Os modelos em jeans, por exemplo, são ótimos para compor um visual bem bacana, jovial e antenado. Uma legging acompanha por uma bela túnica, mais soltinha, também pode ser uma boa pedida. Para o trabalho, alpargatas coordenadas com uma calça jeans sequinha acompanhada por uma bela camisa ou blusa é uma ótima alternativa. Jogar um blazer sobre esta composição trará um toque clássico e formal. Outra boa opção é combinar uma espadrilha com leve plataforma com uma calça com pernas mais amplas, ao estilo pantalona ou trompete. 
Essa é da Renner ♥
Lançadora de tendências - Na moda, as alpargatas ganharam status quando foram usadas por Coco Chanel. Na ocasião, lá pelos anos 1920, a estilista calçou um par de espadrilhas na cor branca combinada com calça esporte e camisa listrada, num visual inspirado na tripulação do iate Flying Cloud, do Duque de Westminster.
Vocês sabiam que esse sapato tinha tanta história ?
Postei justamente por isso, pra passar pra vocês toda essa trajetória !
Quem diria, meu amor Gabrielle Chanel era usuária de alpargatas (!!!)
Beijos, ♥

Comentários

Victoria disse…
Nao existe sapato melhor! <3<3

vickcammie.blogspot.com