Sobre cuidados básicos que evitam um desastre

Já vai fazer muuucho tempo que mamis poderosa fez uma cirurgia plástica no rosto, mas não pense você que foi puramente estético ;) Sabe qual foi o problema de tudo ? O protetor solar.
Há trinta anos atrás a ideia de proteção solar no rosto não era muito disseminada, os próprios protetores faciais começaram a aparecer no mercado agora (digo, de uns anos para cá).
Dermatologistas - e todo mundo né - recomendam o uso de protetor solar no rosto sempre. Independente do clima, da estação do ano, da sala na qual você trabalha, pois o sol sempre está aí, os raios UV, UVB, UVA, e nossa pele do rosto é MUITO sensível.
As pessoas as vezes esquecem de que devemos ter cuidado com a quantidade de produtos que passamos no rosto, maquiagem, a falta de limpeza, e também a falta de produtos.
As informações estão aí, mas não damos muito valor para esse simples "ritual de beleza" que é cuidar da nossa pele. E isso não serve só para nós mulheres. Os homens precisam ficar ainda mais atentos com a exposição diária ao sol. Custa nada não ir ali na farmácia e comprar um protetor solar facial, não custa caro e não leva muito tempo hahaha é só passar três gotinhas no rosto e espalhar.
Bom, infelizmente vivemos uma vida de só dar valor e "cair a ficha" quando acontece uma merda.
Digamos que mamãe desenvolveu um "mini tumor" perto do olho esquerdo, mas nunca tinha ido atrás, e até então era só uma pintinha perto do olho.
Até que a preocupação chegou, ela foi ao médico, tiveram que fazer uma biópsia, e pimba ! Era um câncer de pele que precisava ser tirado.
Visualmente era assim... Nunca íamos saber, porque quase não dava para perceber. Por isso, fiquem atentos a qualquer coisinha diferente na pele de vocês.
C-A-R-C-I-N-O-M-A B-A-S-O-C-E-L-U-L-A-R
Esse foi o nome dado. Mas, basicamente um câncer de pele que precisava ser retirado o quanto antes, e por ser um local muito delicado, muitas idas ao médico foram necessárias. Por fim, decidiu-se que seria preciso fazer um enxerto, porque não tinha como puxar pele da região ocular, porque, aka mamãe não tem rugas (beijão).Então, tirariam um pedacinho de pele da orelha :(
Ficou beeeeem Frankstein, tadinha hahahahha ♥
Depois de cicatrizado, ficou assim, e nos olhos, não dá nem pra ver se tinha alguma coisa, se inda tem, tá liso, lindo, sem nada ♥
Tudo isso por que ?
Por causa do bendito protetor e da bendita falta de atenção com a nossa pele. 
Aí vão algumas dicas:

"Toda a atenção para o rótulo do filtro solar na hora da compra - é ele que vai dizer se o produto oferece proteção adequada contra a radiação do sol. "É obrigatório que o rótulo diga ‘protetor solar de amplo espectro’ ou ‘protetor solar UVA e UVB’ e que o fator de proteção solar (FPS) seja de pelo menos 30", explica a dermatologista Flávia Ravelli, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, de São Paulo. Se você tiver intenção de mergulhar no mar ou na piscina, prefira produtos que mencionem a resistência à água. O mesmo vale para a prática de esportes, já que a transpiração também encurta a ação do filtro na pele.
Rosto protegido 
Além das recomendações acima, no caso dos filtros solares faciais é importante observar outros fatores, que variam de acordo com as características da sua pele. Se ela for oleosa, escolha filtros em gel ou cuja fórmula seja oil free e prefira os não comedogênicos. Para peles muito claras e de crianças, idosos e pessoas em tratamento dermatológico, o fator de proteção deve ser de no mínimo 50 e, de preferência, com cor, já que ela forma uma barreira física na pele. "Para as mulheres que estão na menopausa ou já passaram, o indicado é o protetor em creme, com hidratante e ação anti-idade", afirma Flávia. 
Aplicação 
Tão importante quanto escolher o produto certo é usá-lo corretamente. A primeira aplicação é a mais importante, segundo a dermatologista, e deve ser feita entre 10 e 20 minutos antes da exposição ao sol, se possível dentro de casa e sem roupa. "A quantidade ideal corresponde a uma colher de chá rasa para o rosto e uma xícara de café para o corpo", ela conta. Espalhe uniformemente pelo corpo e reaplique a cada duas horas ou toda vez que entrar na água ou praticar alguma atividade física". (Via M de Mulher).
Foi um post fora dos padrões aqui do blog, mas achei necessário o alerta, e mostrar o processo da cirurgia, pois eu vi que é bastante complicado e muito fácil de acontecer com qualquer um. Então, #ficadica 
Beijos, 

Comentários

Anônimo disse…
Oi Luiza.
Adorei esse post, é muito importante alertar as pessoas sobre a saúde. E principalmente, fico feliz que está tudo bem com a sua mãe. ^^
Câncer de pele é algo complicado e muito comum mesmo, minha avó também teve, o dela foi na testa, depois de anos sem saber o que era e nenhum médico dar bola, ano passado ela retirou e também está ótima.
Mas como minha médica disse, precisamos ter cuidado com a quantidade de protetor solar que usamos diariamente, senão teremos problemas também, falta de Vitamina D, então protetor solar no rosto todos os dias, e no corpo apenas quando ficaremos exposto ao sol.
Tudo de bom pra você e para sua família.
Beijos. ;*
Anônimo disse…
Pois é ....espero que as pessoas tomem mais cuidado com a pele e se protejam mais ! Foram 5 meses de angustia e dúvidas,a cirurgia não foi fácil,senti medo, muita dor no pós-operatório, mas nunca perdi a fé em Deus que tudo daria certo, ah.... o que menos me importava eram cicatrizes pois, a pior delas seria ser negligente com minha saúde....tenho muiiiiitos eventos ainda pra ir com minha princesa Lulu !!! Mamis