Lançamentos - edição de aniversário #225 / 40 ANOS

Lembram da Lançamentos ? Que eu tanto falo por aqui ? 
Então, acendam as velinhas porque ela está fazendo 40 anos ieeeeei o/ Pra uma pessoa fazer 40 anos, ela já passou por muitas fases, mudanças, melhoras, e é a mesma coisa com a Revista Lançamentos, que, de 2012 para 2013 deu um super salto, sofreu mudanças muito boas, está agora com um site mais que tudo pra quem ama moda, e adora ficar informado do que acontece por ai.

"A exemplo do que a moda nos ensina, ao propor releituras criativas daquilo que já foi fashion, esta edição comemorativa da Lançamentos espia seu passado. Em editorial especial com produtos atuais, recriamos o clima da moda nos anos 70, 80, 90, 2000 e 2010 que estampamos nas 224 edições da revista, mas se concentra mesmo no futuro. Qual será o look da vez lá em 2053 ? Quem viver, verá !"

A década de 1970 foi marcada por múltiplas tendências: hippie, glitter, disco, punk. A ordem era experimentar materiais, cores, formas e texturas. A estética hippie ganhou espaço com sua psicodelia e o estilo hippie chic foi formalizado. As estampas coloridas do estilista Emilio Pucci e os tecidos de caxemira das roupas indianas se proliferaram. As calças boca-de-sino e os sapatos plataforma instituíram o unissex na moda. Seriados e novelas - quem não lembra da Sônia Braga em Dancin' Days ? - ditavam tendências. A nova moda futurista e andrógina foi sintetizada pelo roqueiro David Bowie. Foi o tempo do flower power, da era disco e do culto ao prazer nas discotecas. O movimento punk, já com uma imagem própria, mostrou toda sua descrença com a sociedade no look e no comportamento.

Nos anos 80, a moda ganhou status no mundo, afinal, o que importava era, acima de tudo, a aparência. A corrida pelo corpo perfeito fez a aeróbica virar febre e a moda esportiva ganhar as ruas. A época foi também marcada pela complexidade da tecnologia do tecido e pela música, quando despontaram Cyndi Lauper, Madonna e Michael Jackson. A década e ainda teve como marca a presença das tribos urbanas, entre elas punks, góticos, skinheads, new wavers e rappers. Foi o período em que linhas conceituais, simples e minimalistas dos estilistas japoneses chamaram a atenção. Tailleurs, ombreiras, polainas, mangas bufantes e cores cítricas com nomes de fruta eram itens obrigatórios no guarda-roupa da mulher moderna.

O minimalismo dos anos 90 contrapõe-se aos excessos da década de 1980. A globalização misturou tendências, revigoradas pelo estilo retrô, numa releitura contemporânea. A moda esportiva entra em ascensão e o vestuário do cotidiano vai parar até nos trajes de noite. A democracia reina na moda, com itens que se misturam a designs de diversos níveis. A moda jovem, cada vez mais andrógina, redistribui-se, diluindo as diferenças entre os mais moços e os mais velhos. Aqui começa a era das supermodelos, que exercem forte influência na moda. As celebridades dão lugar a elas nas capas das revistas femininas e de moda.

A era da informação começou. A chegada do novo milênio foi comemorada em todo o mundo com o advento de uma era de paz, mas toda a euforia do início do século foi quebrada com o atentado às Torres Gêmeas do World Trade Center, em setembro de 2001. A velocidade da informação permitiu que imagens da tragédia chegassem à retina de cada habitante do planeta em tempo real. A rapidez dos meios de comunicação e o poder de destruição do homem nos transportaram para uma nova realidade, onde parecemos estar, por vezes, imersos num universo de ficção cientifica. A globalização difunde a indústria do luxo e as grifes impõem-se, ditando a moda. Os desfiles transformam-se em megaproduções performáticas e a moda plural infiltra-se em todos os segmentos da sociedade.

No ínício da segunda década do século 21, o conforto virou palavra de ordem. A moda associada ao luxo e ao glamour foi obrigada a repensar-se, indo em busca de novas concepções de simplicidade. O lifestyle passa a falar mais alto do que a ditadura da moda. A preocupação com o meio ambiente pede uma indústria fashion mais sustentável e natural. A tecnologia e toda sua evolução permitem unir o atual ao sustentável. As celebridades voltam a ser exemplos para a sociedade mas, agora, seu estilo pessoal e os flagras dos paparazzi é que interessam as “pessoas comuns”.


E ai ?
Qual a inspiração para o seu look de hoje ? Anos 80, 90 … ?
Muito legal essa ideia da Lançamentos né ? Um editorial bem misto e explicativo, muito bom para os perdidos nas décadas... hahaha
A, Glorinha Kalil também fez sua coluna baseada nesse túnel do tempo, dê um conferida aqui
Pra fazer uma graça, que tal algumas inspirações de looks ?
70's
80's
90's
2000
2010
Qual o preferido de vocês ?
Deixem nos comentários !
Beijooooos, Lu

Comentários